sábado, 20 de setembro de 2008

Foi o 20 de Setembro o precursor da liberdade

Hoje é feriado de 20 de setembro!! Orgulho da Revolução Farroupilha, dez anos de combates contra o Império!! Caiu também num sábado!! Que lastima!

Eu estava aqui revirando meu baú de pensamentos e avaliando o que essa data significa realmente pra mim, um gaúcho!

Não há como negar que corre nas minhas veias esse sangue farrapo. Uma ligação meio sobrenatural com esses fatos que banharam de sangue o nosso pampa. Um orgulho quase tangível de ser gaúcho, um pulsar mais forte no coração ao ouvir um vanerão, ou Hino Rio-Grandense e inevitável.

Incrível, mas essa ideologia arraigada só pode vir de piá! Hoje sou metropolitano, vivo em Porto Alegre, o chimarrão é quase diário, mas há anos não sei o que é montar num cavalo, bombacha não me veste desde os 15 anos, baile gaudério não vou desde meus tempos de invernada, mas ta tudo ali no meu gene. É mais ou menos como o samba para brasileiro, podemos não gostar, mas é um patrimônio, uma insígnia!

Mas não era isso que queria dizer, dedos e teclado têm vida própria mesmo!

Eu queria dizer que, sem dúvida, povo gaúcho é muito diferente do resto do Brasil, isso sem ufania, sem barreirismo, sem ser egocêntrico. Quem já veio pra cá sabe como há diferenças maiores que o sotaque. Na verdade e no passado esse povo do sul, os farrapos, foram GRANDES, fizeram bonito, deram-nos o direito de ter orgulho de sermos gaúchos, mas o tempo passou!

Não vejo mais em nós a força para batalha que o Brasil precisa. Hoje estamos todos num mesmo marasmo, indignados e acomodados! Pior que ser alienado a política e ao governo é não ser alienado, mas ser acomodado!

Como pode um povo aceitar o que nosso povo aceita?

Como pode?

Não sei, mas eu também aceito. Minha indignação não mudou nada até hoje. No máximo consigo abrir os olhos de alguns amigos, e torná-los, como eu, inconformados acomodados!
No nosso hino há um verso incrível:

“Sirvam as nossas façanhas
de modelo a toda a terra.”

“Mas não basta ser livre
ser forte, aguerrido e bravo
o povo que não tem virtude,
acaba por ser escravo.”


Acho que ele acaba servindo pra nós mesmos!

Me indigna protestos vazios e sem obras como a que fiz! Clichês não mudam nada em lugar algum, e eu faço parte disso!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...