domingo, 22 de maio de 2011

TITANIC: A EXPOSIÇÃO - OBJETOS REAIS, HISTÓRIAS REAIS

Hoje fui a “TITANIC: A EXPOSIÇÃO - OBJETOS REAIS, HISTÓRIAS REAIS” me somando aos 22 milhões de visitantes em 85 países.

Me poupo, e assim poupo a todos, de narrar à história fatídica da noite de 15 de abril de 1912, quando o navio afundou matando mais de 1.500 pessoas. Prefiro elogiar a amostra que consegue, para que quiser se entregar, transmitir a atmosfera e a magia que envolve esse transatlântico quem nem Deus poderia afundá-lo.

A exposição traz mais de 200 objetos genuínos do navio, que foram cuidadosamente retirados do fundo do mar. Além desse acervo, a exposição ainda narra diversas historias de passageiros, conseguindo assim humanizar o espetáculo que a mim, pelo menos, às vezes parece só um filme, uma lenda que cresci ouvindo, e não fatos verídicos.

Além disso tudo, a amostra nos provoca sensorialmente, como por exemplo, na sala do iceberg, que além de um enorme bloco de gelo (que deve ser tocado), o ar gélido do ambiente consegue nos fazer sentir o que seria estar submerso naquela água congelante.

Eu sempre fui fascinado por transatlânticos e consequentemente pela história. A somar veio o famoso filme TITANIC, e achei o trabalho de James Cameron incrivelmente elaborado e detalhista. Hoje em dia as pessoas só lembram o casal 'açucarado' e apaixonado e esquecem a grandiosidade verdadeira do filme vencedor de 11 Oscars. Apesar de ser um filme longo, assisti no mínimo 4x no cinema, mas nunca consegui assistir em vídeo, fica meio enfadonho e canastrão, antagonizando ao efeito que causa no cinema. Os efeitos na telona são impagáveis!! Quem não teve a oportunidade de ver essa história no cinema, parece que vai ter outra chance, já que TITANIC será relançado em 3D!!

No verão passado eu tive o prazer de viajar num transatlântico. Foram dias inesquecíveis, e a exposição me fez lembrar dessa minha viagem, especialmente da noite de tempestade que agitou o grande HORIZON, e essa história eu vou contar ainda neste blog, a noite em poucos conseguiram ficar em pé! 

Parece que a exposição vai ainda rodar pelo Brasil. Para que quem curte a história, para quem tem curiosidade, eu indico esse passeio pelos pedaços de história que sobraram do luxuoso RMS Titanic.

9 comentários:

Michele Pupo disse...

Que bacana, João! Fiquei com uma pitada de inveja (daquela boazinha, sabe? :) )
Deve ter sido muito interessante.
Quanto a sua viagem, lembro-me que contou algumas coisas aqui e sei que foi fantástica.

Boa semana, moço!
Um abraço

Giane disse...

Oi, João!

Se essa exposição vier á São Paulo, irei vê-la, sem dúvida!
O Titanic sempre me fascinou - agora o filme...aff...
Enfadonho é pouco - assisti em vídeo uma única vez - não consegui assistir mais. Quem sabe dou uma segunda chance e vou ao cinema?

Quanto a falta de tempo, quando descobrir a receita, envio.

Beijos mil!!!

Anônimo disse...

Interessante, mas acho que aqui em Brasília vão cobrar R$50 reais, pois aqui tudo que vem de fora cobram mais caro e muito achando que todo mundo nada em dinheiro, é só uma minoria.

o Humberto disse...

Será que vem pra BH hein?... parece bem bacana mesmo.

Abração João, ,bom fds!

railer disse...

parece bem legal. tomara que venha para o rio também!

Misturação - Ana Karla disse...

Pelo seu relato deve ser mesmo uma exposição muito curiosa.
Espero que venha para minha cidade também.
Bom dia João.corifie

Anônimo disse...

Está em Brasília até setembro valor R$40 reais, eu vou mas depois das férias, estará mais vazio com menos pessoas e dá para observar mais, não entendo gente que leva criança pequena nestas exposiçõe nada haver não etendem nada!O ideal é apartir de 10 anos compreendem melhor.

Denilson disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo seus textos!
Nossa, a história do Titanic marcou minha adolescência,comecei pesquisar sobre tudo acerca do Titanic.
A exposição deve ser de fato, enriquecedora!
Um abraço!
http://divaedevaneios.blogspot.com/

Anônimo disse...

Putz João, era tudo o que eu queria ver, vc sabe se vem para o RJ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...