segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A cigarra e a formiga

A cigarra e a formiga (ilustração de Gustave Doré)



Não, o meu conto infantil preferido não é João e o pé de feijão, seria egocentrismo demais até pra mim mesmo! Segundo os relatos de minha mãe, o meu conto preferido era A cigarra e a Formiga, e eu tenho essa vaga lembrança.

Toda noite o mesmo pedido, toda noite o inevitável choro. Como não chorar vendo a ilustração da pobre cigarra expulsa do formigueiro indo embora na neve, cabisbaixa e resignada!

Minha mãe tentava mudar a história, mas eu precisava ouvir aquilo, precisava entender...

A formiga não estava certa! Talvez a cigarra também não estivesse, mas aquela cena era inaceitável. Passei a odiar formigas. Comecei ter meu próprio senso de justiça!

Não sei ao certo o que se processava no meu cérebro de criança, não tinha mais que seis anos. Mas creio que essas impressões ainda me norteiam.

Hoje posso ser um pouco mais compreensivo com a formiga, mas continuo a defender a bandeira da cigarra!

E eu, o que me tornei? Ora sou a formiga, trabalho, estudo, pago minhas contas em dia. Ora sou a cigarra, não junto dinheiro, gasto com bobagens, festas, viagens...

Talvez eu tente ser uma mutação transgênica dessas duas realidades, mas não gosto de pensar em Formigarra ou Cigarmiga, é bizarro demais até pra mim!

Penso que cada um deve ser como tem que ser, com suas aptidões e seus talentos a dispor de todos.

Certo ou errado, isso a gente vê depois, no acerto de contas!!



COMO UM CONTO

Levei a vida na brincadeira
Uma cigarra sempre a cantar
Passei o verão nessa bobeira
Tendo o sol pra me esquentar

Curtindo a vida com os amigos
Curtindo tudo que pude ter
Meus pesares foram banidos
Porque feliz eu soube ser

Mas veio o tempo da tempestade
Que calou meu violão
O inverno não chegou tarde
E no meu bolso nenhum tostão

Passando fome, passando frio
Nenhuma mão foi estendida
Foi quando vi secar o rio
Secando junto a minha vida

Eu quis mudar da vida o rumo
achando mesmo que não errei
Com o esse revés não me acostumo
Até a formiga eu invejei

Passei o verão todo cantando
dando a esse mundo minha alegria
E a formiga foi trabalhando
Pra ter comida na noite fria

Se é mesmo esse o meu papel
a minha sina então aceito
e se hoje o meu teto é o céu
é porque não mudo esse meu jeito

João Francisco Viégas (09/01/2006)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...