quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MITO DE SAGITÁRIO


QUÍRON - O REI DOS CENTAUROS





Quíron era meio homem e meio cavalo, e vivia nas colinas de Trácia. Era conhecido por sua sabedoria, por entender da natureza e dos homens. Quíron era também respeitado por reis que lhe traziam presentes para que ele educasse seus filhos a fim de torná-los cultos e bons. Os deuses reconheceram a sua sabedoria lhe dando a imortalidade.


Mas apesar de ser reconhecido e respeitado, Quíron era triste por ser diferente: uma estranha mistura entre homem e animal.

Um dia Hércules passava pelas colinas e foi pedir um conselho a Quíron. Mas este estava do outro lado da floresta com os centauros. Enquanto esperava, Hércules pediu a um centauro que ali estava que abrisse o barril de vinho para que ele pudesse beber. Os centauros na floresta sentindo o cheiro do vinho, acharam que um ladrão que se apossara dele e correram em disparada.

Assustado, Hércules atirou flechas para o alto a fim de dissipar os centauros que vinham em sua direção. Mas uma das flechas feriu Quíron, que como imortal não podia morrer, mas sua ferida também não cicatrizava.



O mito de Quíron, que é também o símbolo do signo de Sagitário, representa o entendimento da dor e da cura. Mas ele também pode estar sempre em busca de mais conhecimento, de muitas aventuras, evitando assim, concentrar-se em sua própria dor.




Sabe que achei mesmo incrível o Mito relacionado ao meu signo!
Não sou adepto a misticismos e sequer leio meu horóscopo. Acho isso bobagem, mas como folclore até simpatizo. Também não tenho como negar as, por assim dizer, diversas coincidências que acabam confirmando certas características peculiares ao meu representante no zodíaco.
Não nego também que num 1º encontro na hora do aperto quando o assunto desaparece e tudo parece que esta prestes a ir por água abaixo, perguntar o signo e fazer elucubrações a respeito é bem interessante, melhor que falar sobre o clima, isso sem dúvida é!
Mas como nada em mim pode ser simples, é claro que eu tinha que nascer no ultimo dia de Sagitário, e por que não dizer nas ultimas horas, já que nasci a noite. Alguns astrólogos já sentenciariam que pertenço a outro signo, ou no mínimo fico dividido. Os capricornianos que me desculpem, mas sagitário é fundamental!
Poderia tecer uma enorme quantidade de características que o centauro e eu temos em comum, mas não é o objetivo.
Vim pra dizer que ao contrário de Quíron que era triste por ser diferente eu gozo dessa diferença, e gozo no sentido em que quiserem interpretar.
Se o rei dos centauros era triste por ser meio homem e meio cavalo, mais triste é ver as pessoas não entenderem que isso não passa de uma condição, não de uma escolha e tampouco merece intolerância, preconceito ou julgamento. Talvez Quíron por ser tão sábio fosse triste pela ignorância infinita da humanidade que não respeita o que não é espelho.
Alguém como eu que já nasce canhoto aprende desde sempre a lhe dar com o que não parece ‘direito’, pois que eu seja errado então, digo, canhoto!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...