sábado, 7 de março de 2009

BITOLADO vs. PRETENSIOSO

Você conhece alguém muito parecido com você?

Não to falando fisicamente, eu falo ao nível psicológico, intelectual, emocional.
– Eu conheço! E é incrível que mesmo sendo tão diferentes, nós somos farinha do mesmo saco. Falando em saco, os meus irmãos de sangue são assustadoramente diferentes de mim, e um do outro também. Nem dá pra crer que nascemos e nos criamos sob os mesmos padrões, mas isso é grão pra outro post!

Sexta-feira sai com esse meu amigo pra beber, dançar, conversar. Não que isso seja raro, por que não é, mas saímos sozinhos, isso sim coisa rara em épocas de namoro sério que ambos vivemos.

Como prevíamos a noite foi longa e divertida com a animada presença de vários amigos, tudo regado, e muito regado, primeiro com as batidas (capetas turbinados pelas receitas de Porto Seguro), depois pela cerveja gelada.

O que se deu de fato foi na volta pra casa. Como de costume em noites prolongadas ele dormiria lá em casa. Já no caminho começou a confusão.

Quando digo que somos parecidos, isso significa também que nossos defeitos são potencializados um na presença do outro. Geralmente temos pensamentos iguais e sincrônicos, nem precisamos de palavras para conversarmos. É divertido pra nós, mas os mortais que nos rodeiam não aprovam muito essa conectividade extra-sensorial. É muita viagem na maionese, confesso.

A verdade é que de fato somos muito parecidos, no entanto, as circunstâncias de nossas vidas acabaram norteando algumas de nossas ideologias para pontos opostos e quando isso é detectado... meu Deus... são raios e trovões para todos os lados!!!

Erramos feio em querer discutir temas polêmicos de madrugada e bêbados! - Nitroglicerina!

Discutimos todos os assuntos do mundo. Principalmente religião, em especial o caso do aborto sofrido pela menina de nove anos, e suas consequências.

O bitolado se digladiando com o pretensioso.

A discussão se arriou e invadiu o dia, só paramos as 7:30 da manhã, quando ele teve que ir embora. Acho que todo meu prédio ficou sabendo de nossas convicções e crenças. Alguns diriam que foi um bate-boca feio ... eu acho que foi crescimento.

Ele, bitolado ou pretensioso demais não me convenceu de nada do que defende, mas me fez pensar sobre outros pontos de vista. Eu, pretensioso ou bitolado demais não o convenci de nada do que acredito, mas fiz ele enxergar razões além das quais estava acostumado a ver.

Continuamos divergindo em coisas potencialmente críticas a cerca de concepção de vida, e isso é complicado. Mas eu que creio no divino, no invisível, no sutil - bitolado -, acredito que nada é por acaso. Eu aprendo com esse amigo e ele comigo – pretensioso.

Ter amigos parceiros de festa, parceiros de viagens, parceiros de fuzarca, é ótimo, mas ter amigos parceiros de ideias, de intelectual, de vida, é muito melhor! SE ELE FOR TUDO ISSO JUNTO, ah fala sério, É INSUPORTÁVEL DE BOM!!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...