segunda-feira, 17 de novembro de 2008

CULTIVE SEUS DIREITOS


Hoje rolou aqui em Porto Alegre a 12ª Parada Livre - "CULTIVE SEUS DIREITOS" (a conhecida Parada do Orgulho Gay – em alusão ao 28 de junho de 1969).

Pertinho de casa, um solzinho tímido querendo se deflagrar, bom, não precisou o telefone me chamar duas vezes. Acho que tem uns cinco anos que sempre vou assistir a manifestação.

O evento, com o que ele se propõe originalmente, é algo incrível e positivo. A luta pelos direitos humanos sempre terá meu apoio total, geral e irrestrito. Abomino qualquer tipo de preconceito, seja ele sexual, racial, social, religioso, enfim qualquer tipo mesmo.

Estavam lá todos e todas. As mais inflamadas, as mais agressivas, as mais caricatas, também estavam as politicas, as engajadas, as celeradas. Não faltaram os simpáticos simpatizantes. As vovós complacentes, os filhinhos sacudidos ao som alto dos trios-elétricos, os pseudo machões babando pelos travestis turbinados e despudorados. Famílias inteiras tomando seu chimarrão e interagindo discretamente com a diversidade.

Não desmerecendo o certamente árduo trabalho dos grupos que a organizaram, eu achei essa Parada meio parada mesmo! Quando se fala em uma festa de visibilidade gay acredito que o minimalismo seja um erro primário.

E foi isso que achei. Achei pouco glamour, achei pouca ferveção, achei que faltou literalmente ‘purpurina’. Como já disse, eu acompanho a parada há alguns anos e pensei que era natural o ‘crescente’ brilho dessa festa, aja vista o que aconteceu com a de São Paulo que superou as festas americanas. Parece que aqui no sul o ‘boom’ não rolou, e nem se tem mais a desculpa do frio de junho.

Não descarto a possibilidade de que eu posso estar mais chato do que antes. A maturidade me fez não descartar mais nenhuma possibilidade!

Porque o Dia do Orgulho Gay? Por que 28 de junho?

Frequentadores do bar Stonewall Inn (Nova Iorque - EUA), voltado para o público homossexual e transexual, reagem à ação policial ali ocorrida, fato que desencadeia mais dois dias de protestos e culmina na marcha ocorrida no dia 1 de julho de 1970, em lembrança ao aniversário do motim, precursora das atuais Paradas do Orgulho Gay. [Wikipédia]

Então era isso!

Amanhã é dia de mau-humor!

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito."
(Albert Einstein)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...