domingo, 27 de setembro de 2009

REVENDO CONCEITOS


Certamente estou precisando rever meus conceitos.
Nunca pensei que eu fosse um tipo de pessoa preconceituosa, alias, muito antes pelo contrario, sempre me achei predisposto a encarar os fatos com a mente o mais aberta possível, lógico que respeitando os meus valores, sabendo que há coisas em que se pode evoluir, crescer e aprimorar, mas em contrapartida há valores intocáveis.
Apesar, então, de considerar minha mente zona livre de preconceitos, os dois últimos reality shows da Globo me provaram o contrario. É bom cair do cavalo, vez em quando...
Sei que Reality Shows são super picháveis, mas como fenômenos de audiência alcançam seus propósitos e acabam de fato amostrando um pouco do povo em questão. Certamente as edições manipulam os conceitos a serem assimilados, mas isso também faz parte do show, uma pena é ver que os telespectadores acabam sendo mesmo manobrados. Mas não são os programas que estão agora em questão, mas sim um “preconceito” que acabei descobrindo em mim.
No ultimo BBB, o de número 8, eu e boa parte dos brasileiros que acompanhavam o programa, nos deparamos com uma morena exuberante, dessas que o corpo explica a participação na atração. Falo de Priscila, que foi apedrejada por todos no começo, mas que teve uma trajetória brilhante no programa. Eu, no meio da massa, era mais um que torceu o nariz pra ela como pessoa no começo, mas que no fim torceu pra ela levar a bolada. Não ganhou o premio, mas ganhou mais que isso. Não provou ser uma santa, por que não era, provou apenas que ser do seu próprio jeito é muito melhor. Posso, é claro, ter me enganado, mas acho essa um mulherão em qualquer sentido.
Quando achei que havia aprendido a lição veio o “NO LIMITE 4”, que terminou neste domingo. Como já disse, sou um consumidor de programas bem feitos, bem estruturados, e esse foi mais um projeto tecnicamente impecável!
Logo na apresentação dos competidores antipatizei 100% com uma das participantes. Jéssica dizia que ia provar não ser apenas bonita...  – Pensei eu, quer ir no lastro da Priscila... Além da antipatia, não achei ela bonita, a frase soou ainda mais indigesta! Pra piorar ela ainda se envolveu com um outro participante, o que achei completamente fora do foco. Cada programa com seu objetivo!
O que aconteceu? Dia-a-dia, prova a prova, eu fui vendo quem era aquela aeromoça. Não falo em exemplo de vida, mas em termos do jogo, ela foi a melhor... Pronto me peguei torcendo justo por ela!
Jéssica, assim como Priscila, também não ganhou o prêmio máximo, mas espero que ela possa brilhar e ganhar os seus 15 minutos de fama e o seu gordo cachê de um muito provável ensaio sensual.

Moral de história: eu tenho que aprender que não importa se é mulher ou homem, bonita ou feia, rica ou pobre, gaúcha ou mineira, eu tenho que aprender a pós-conceituar as coisas, e sempre, mas sempre mesmo deixar espaço para o “acho que me enganei de novo”...

“EU PREFIRO SER ESSA METAMORFOSE AMBULANTE, 
DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO...”
Raul Seixas


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...