terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010





Dicotomia total, para variar!

Começou aqui na Grande Porto Alegre o FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010. O evento volta a capital gaúcha, sede do 1º fórum, e só deixou de ser aqui, certamente, por motivos politicos, mas tudo bem, a comemoração da 1ª decada é aqui, e com certeza também, os objetivos do forum superam qualquer locação geografica.

Acho que pecamos profundamnte na divulgação, quase nenhum dos meus amigos sabiam o que estava acontecendo. Tststststs

O objetivo do forum é criar espaços para a sociedade civil debater idéias. Entenda-se que essa sociedade civil do forum é composta pela mais rica heterogeniedade: são diversos povos, credos, etnias e classes de países também diversos. Terreno fértil para trocas de experiencias.

AQUI tem toda a programaçao do evento no que toca a parte gaúcha. Ouvi dizer que haveira ramificções em outros estados brasileiros. Não consegui confirmar.

É muito bom ver a cidade pintada com cores diversas. As fisionomias tão distimtas nem precisariam do pragmatico crachá de identificação. Só em pensar que toda essa gente veio de tão longe, de maneira provavelmente precária, e ainda tem o calor demasiado de janeiro que assola a capital. Os acampamentos da juventude devem ser desafiadores. Vendo isso, só posso pensar que é ‘acreditavel’ que um novo mundo é possivel, como sugere o slogam do fórum.

Quisera eu esse engajamento, quisera eu ter atitude, ser mais politizado, mais capaz de traduzir em atitudes as ideias que fervem na minha cabeça. É dessa dicotomia que falo. Muita vontade e pouca ação.

Hoje o presidente Lula esteve aqui, mais que prestigiando, participando desse ideal. Vi só um pouco do falatório, tomara que não tenha apenas fins eleitoreiros...

Fico muito feliz que a minha cidade abrigue esse fórum, queria que fosse sempre aqui, e que a cada ano ficasse mais forte e mais conceituado, como o seu contaponto, o Fórum Economico Mundial em Davos.

To quase convencido que um outro mundo é possivel.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...