quarta-feira, 26 de maio de 2010

MAIS UMA VEZ ANA CAROLINA (N9VE)


Finalmente posou essa noite em terras gauchas o show N9VE de Ana Carolina, em comemoração aos seus 10 anos de carreira. Para quem conhece o Pé de Feijão há algum tempo sabe, eu falando em Ana Carolina, está longe de ser novidade. (1, 2, 3, 4, 5)

Como sempre eu ressalto que minhas altercações são feitas por um leigo, um fã, alguém que está ali, oculto pela multidão, mas com uma urgência pela satisfação. Não tenho olho ou técnica para uma crítica profissional, então entenda que é só uma opinião.

Ver Ana cantando será sempre maravilhoso para mim, o resto, ainda que importante, acaba mesmo em segundo plano, e esse show de hoje deixou claro que ela precisa mesmo ser muito boa, porque o resto não ta ajudando muito.

O que teve de ruim: 

Cenário pobre, não minimalista ou clean, mas pobre mesmo. O telão chega a ser ofensivo.

Curta duração do espetáculo. Um show que comemora o decanato deveria presentear mais os fãs. Deveria adornar esses anos de sucesso com muita música.

Os ‘efeitos cênicos’ prometidos não funcionam como poderiam funcionar. Fica parecendo um truque para disfarçar a falta de inovações realmente válidas.

A interação da Ana está cada vez menor com o público. Eu vou aos shows da Ana Carolina desde antes do seu BOOM na mídia e posso garantir que humildade anda meio escassa nos dias de hoje, coisa muito diferente do começo da carreira. Entendo que hoje ‘as’ fãns são mais entusiasmadas, e esse exacerbo de amor pode impossibilitar um diálogo mais bacana. É uma pena, pois nem receber o fãns depois do show ela recebeu.

O que teve de bom:

Os pot-pourris são ótimos, fazem um tour quase completo pelos sucessos da cantora.

Revisitar músicas de CDs antigos é um presente para quem acompanha toda sua carreira. Essas músicas, que não foram necessariamente grandes hits, rememoram ótimos momentos.

A banda toda em seu momento de percussão também elevou o nível do show duelando com Ana e seu poderoso pandeiro, mas não que isso seja uma novidade em seus shows.

Quem for contar matemáticamente os prós e contras pode achar que essa é uma crítica negativa do show N9VE, mas não. Não tanto.

Quem gosta de Ana Carolina, principalmente das primeiras fases, sabe que ouvir essas músicas novamente num show é muito bom e vale a apresentação. O resto é que poderia e deveria  ser muito melhor, até pelo gabarito da cantora. Não acredito que seja a proposta do show essa coisa tão sem sal e sem brilho, mas caso eu esteja desinformado e seja esse o objetivo do show, ser quase inócuo, então ta tudo OK.

A verdade é que às vezes os shows que vêem para fora do eixo Rio - São Paulo acabam se reduzindo, se desmontando e se simplificando. Se for esse o caso, ai é pior, muito pior. Para preservação do meu bom estado de espírito vou desconsiderar essa hipótese.

Hoje durmo numa boa, com o tom grave de Ana Carolina embalando meu sono.

10 comentários:

Carol x. disse...

A Ana por si só, já é MARAVILHOSA! Eu como fã, assim como o "Pé de feijão", concordo com todas as palavras escritas aqui! Voltar ao passado e ouví-la ao vivo cantando músicas que embalaram (e embalam) muitos momentos: é mágico!
E...viva os 10 anos de SUCESSO de Ana Carolina, que desde o primeiro cd já me conquistou!

Tiburciana disse...

Somos dois tbem amo Ana Carolina
Bjos

Richard Mathenhauer disse...

Ana Carolina encanta pela presença, pelo talento, pela voz.

Eita, inveja branca de não estar lá também! rs

Abraços!

Unknown disse...

Concordo contigo Joao, apesar de ser meu 2º Show, fiquei bastante decepcionada, esperava mais do Show de 10 anos.
Inclusive aquela foto e o autógrafo, mas como fã que sou não vou desistie não, um dia pego ela....

bj

Clenio disse...

Ainda bem que eu não fui hehe
A impressão que eu venho tendo é que ela está meio preguiçosa... Ela precisa se reinventar, senão daqui a pouco cai na mesmice, vai ficar como uma Simone, por exemplo, que deixou que o sucesso do início da carreira prejudicasse sua busca pelo novo, pelo moderno...
Nem todo mundo é Maria Bethânia, que pode fazer o que quiser...

Qto a meu último post... não é tristeza, é apenas uma melancolia que faz parte do meu ser hehe

Bjo
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Clenio disse...

Só pra completar... tu realmente não dá sorte, né? Foi a milhões de shows da mulher e nada de foto ou autógrafo... Eu fui a um só e...
Coisa de celebridades....

S. Outono disse...

Fidelidade apesar de lamentar fatos como estes. Mesmo tratando-se de Ana Carolina a conquista de notoriedade não significa que possa com isso deixar a desejar.
Com carinho.
S. Outono.

railer disse...

é muito bom a gente ir em show de quem a gente gosta, né? faz a gente se sentir parte de algo. muito bacana.

neste caso aí, fico feliz por você. mas ana carolina pra mim é demais... não curto.

Gustavo Fiorini disse...

Gosto da Ana. Bom, já gostei mais... Concordo com o Clênio quando diz que ela precisa buscar novos ares, uma inovação. Não sei se é impressão, mas depois do bafafá que deu aquela reportagem da Veja, Ana se apagou. Não que isso tenha alguma relação com o seu sucesso... Mas essa é a impressão que tenho. Parabéns pelo blog, João! Gostaria que você conhecesse os meus:

http://blogpanoramatv.blogspot.com
http://obloghint.blogspot.com

Juliana Matos. disse...

Olá João, realmente as músicas delas são show! Algumas marcaram momentos incríveis! Não sou de ser fã, mais aprecio boas vozes..
Um abraço
Juliana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...